Proporcionar um ambiente, que permita ao aluno possuir habilidades em cálculo mental, estimativa, entre outros conteúdos, bem como compreender o papel da matemática na sociedade atual, aprendendo conceitos e sabendo como as fórmulas se originaram, para que dessa forma construa competências para enfrentar novas situações.
Para tanto, é preciso que haja nas salas de aula uma interação entre a matemática formal e a matemática do cotidiano. Onde o ensino de matemática na maioria das vezes se faz, tradicionalmente, sem referência ao que os alunos já sabem. Apesar de todos reconhecermos que os alunos podem aprender esta sem que o façam na sala de aula, e sendo assim, tratamos nossos alunos como se nada soubessem sobre os conteúdos ainda não estudados.
Faz – se então necessário, formar aluno reflexivo, independente e confiante em sua capacidade de fazer matemática, disposto a aprender um pouco mais da simbologia matemática para representar significados conhecidos e ampliar seu poder de solucionar problemas.
Logo, a matemática é hoje tanto uma ciência como uma habilidade necessária à sobrevivência numa sociedade complexa e industrializada, pois a cultura e a mente humana interagem de forma fascinante na sala de aula.
Professora Mascleide Paula de Lima
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