sábado, 2 de maio de 2009

Oficina - Explorando o estudo de possibilidades

Gestar II - Matemática

Escola Estadual Cônego Olímpio Torres - Tuparetama/PE

Oficina: AAA 5 - Aula 1 p. 13 e 14

Objetivo: Motivar os alunos para o estudo de possibilidades.

Turma: 2º Ensino Médio

Internet, senhas e segurança


Atualmente podemos utilizar um poderoso recurso tecnológico da informação: a Internet, que abre inúmeras possibilidades de comunicação. Do mesmo modo que a televisão, a Internet vem alcançando níveis de abrangência cada vez maiores, chegando aos mais diferentes e distantes lugares. A rede de informação vem ampliando-se e tornando-se mais acessível à população de modo geral. Em algumas cidades, são instalados postos de acesso à Internet em agências do correio ou em uma sala dentro de lanchonetes, como “lan house”, onde as pessoas pagam um determinado valor por uma hora. O uso de recursos tecnológicos da informação como a Internet, que vem facilitando, por exemplo, o acesso à rede bancária por meio de um terminal de atendimento ao cliente, é um facilitador na vida do homem moderno, mas, ao mesmo tempo, traz inúmeros problemas de segurança. Conviver com a tecnologia, saber utilizá-la de modo adequado é uma habilidade que podemos desenvolver nas aulas de Matemática.
Um estudo interessante para você é calcular as possibilidades de constituição de senhas de acesso usadas para: entrar em rede, ler a caixa postal, conferir o extrato bancário, fazer compras pela Internet, ouvir o correio de voz do celular, entre outras situações. Como você sabe, a senha lhe identifica como o verdadeiro dono de uma conta em um sistema, para garantir acesso a seus recursos. A senha de um sistema é a prova da identidade do usuário e, caso caia em mãos erradas, as conseqüências podem ser catastróficas. Por isso, todo cuidado é pouco com a escolha da senha e com a manutenção do seu sigilo.


Atividade 1
Pesquise, em jornais e revistas e também, se possível, na Internet, algumas recomendações
sobre o sistema de segurança na constituição de senhas de acesso, pois, acredite,
existem “senhas boas” e “senhas ruins”. O que isto significa? Identifique as características
de uma “senha boa” e de uma “senha ruim” e discuta com o seu professor e seus colegas
em classe.


Atividade 2
Com os resultados de sua pesquisa, crie diferentes problemas, supondo, por exemplo,
que a senha tenha que ter duas letras e três dígitos ou três letras e cinco dígitos. Proponha
esses problemas aos seus colegas e discuta os resultados e as formas encontradas de
representação dos resultados.

5 comentários:

Unknown disse...

Atividade 1
Significado - Normalmente quando precisamos proteger alguma coisa com senha, usamos uma palavra, frases e números pois temos que ter cuidado para não esquecer.
Características - "Senhas Boas" devem ter caracteres maiúsculos e minúsculos, dígitos e/ou caracteres de pontuação fáceis de lembrar, ter no mínimo sete caracteres. "Senhas Ruins" são aquelas fáceis de descobrir; baseadas em informações pessoais com poucos dígitos, nomes próprios, palavras em qualquer língua, combinações de teclado (qwerty), todos os anteriores de trás para frente.
Fonte - google/internet.
Alunos do 2º Ensino Médio
Escola Estadual Cônego Olímpio Torres/Tuparetama-PE
Professora orientadora: Mascleide Paula de Lima

Unknown disse...

Atividade 1 - Algumas Informações Importantes
Os usuários devem poder mudar suas senhas. As senhas iniciais devem ser geradas automaticamente e devem ser trocadas logo no primeiro acesso. Bloqueie o acesso as senhas criptografadas. Algumas informações de auditoria devem ser fornecidas diretamente aos usuários: data e hora do último acesso, data e hora do último acesso mal sucedido. Farça mudanças regulares de senhas.Contas com data de expiração, farça a sua renovação periódica. Imponha regras rígidas de formação de senha.Não imponha regras extremamente rígidas, senão os usuários anotarão a senha em papel. Tente quebrar suas próprias senhas. Não use a mesma senha em ambientes distintos. Remova senhas inativas.
Alunos: Ruy e Leonam
2º Ensino Médio
Escola Estadual Cônego Olímpio Torres/Tuparetama-PE
Professora Orientadora: Mascleide Paula de Lima

A Arte de aprender disse...

Parabéns pela pesquisa, alunos do 2º Ensino Médio. Mesmo assim, devem refazer a atividade 2, uma vez que atividade entregue está incorreta. Logo precisamos refazê-la. Continuem assim.Bjs
Professora Orientadora: Mascleide Paula de Lima

A Arte de aprender disse...

Parabéns alunos Ruy e Leonam. Informações pertinentes e importantes.
Bj
Professora Orientadora: Mascleide Paula de Lima

A Arte de aprender disse...

Fundamentação, relativa a atividade 1 - Gestar II Matemática. AAA 5 Versão Professor, p.31.

“Senhas Boas e Senhas Ruins”

• Escolha uma senha que você se lembre, mas que não possa ser descoberta por outras pessoas, mesmo por aqueles que conhecem você bem.
• Escolha uma senha longa. Quanto mais caracteres a sua senha tiver, mais difícil será a sua descoberta. Cada caractere adicionado à sua senha aumenta o número de combinações possíveis. Uma senha simples e longa pode ser tão segura quanto uma pequena
e complexa – e também mais fácil de ser lembrada.
• Utilize uma combinação de letras, números (0-9) e símbolos (! @ # $ % ^ & *) para tornar a senha mais difícil de ser descoberta. Lembre-se também de que a sua senha diferencia letras maiúsculas de minúsculas, outra opção para ser lembrada quando se pensar em uma boa senha. Uma boa técnica é usando uma frase ou a letra da sua música preferida. Você pode diminuí-la substituindo caracteres ou extraindo vogais.
• Não utilize informações pessoais que possam ser facilmente descobertas, como o seu aniversário, nome de crianças da família ou números de telefones. Evite também senhas óbvias como “123456,” “teste” ou “senha”.
• Misture os caracteres da sua senha, mas preserve-a como sendo de fácil memorização. Você pode tentar substituir letras por símbolos ou números. Você também pode extrair as vogais ou as consoantes das palavras.

Professora Formadora, Mascleide Paula de Lima