domingo, 31 de agosto de 2008

MSN e Orkut como ferramentas pedagógicas



Comumente o MSN é uma ferramenta que permite fazer conversas online, fazendo bastante sucesso com crianças, adolescente e adulto.
Explorando a página do Messenger é fácil perceber que quem tem um MSN também tem um Blog, além disso, possui um e-mail (correio eletrônico que permite enviarmos e recebermos mensagens entre outras ações). E mais você pode fazer conversas via teclado, via voz ou mesmo via vídeo, criar pastas, deixar mensagens off-line, fazer conversas em grupo, podendo enviar imagens, salvar conversas, áudios e vídeos.
Partindo destas informações é possível fazermos, por exemplo: Olimpíadas via MSN de qualquer área ou mesmo interdisciplinar a partir de um bom planejamento e da realização de estudos a priori em sala, aplicando perguntas e respostas.
Essa idéia surgiu no desenvolvimento do projeto: Matem@nia que teve por etapa I – Triblogmetria em 2007, com o objetivo geral de promover um estudo significativo da ciência matemática de forma interdisciplinar, presencial e virtual, fazendo uso do computador de forma pedagógica.
E nesse caso aqui citado, realizamos uma Olimpíada virtual de Matemática via MSN entre alunos do 3º Normal Médio da Escola Estadual Cônego Olímpio Torres (Tuparetama-PE) e alunos do 2º Ensino Médio da Escola Estadual Tereza Torres (Itapetim – PE) sendo o prêmio um troféu geométrico virtual criado pelos alunos a partir do uso de um software chamado Animator 9.
É lógico que para que este trabalho se realizasse se fez necessário um planejamento coletivo e paralelo das atividades.
Já quando se fala em Orkut surgem geralmente muitas preocupações no sentido da segurança das informações e contatos que acabamos fazendo, mas, assim como o MSN chama muito a atenção de todas as gerações, além de ter muitos recursos a serem explorados como a criação de comunidades que ganhando um novo aspecto podem se tornar comunidades de aprendizagem no sentido de possibilitar ao aluno um ambiente virtual interativo e interessante para a construção do seu conhecimento e contribuição para a formação de outros.
Nessa perspectiva uma sugestão de atividade seria promover oficinas nos laboratórios de informática, partindo dos estudos realizados em sala de aula, possibilitando aos alunos e o professor criar comunidades no site de relacionamentos Orkut, elaborarem e postar fóruns, postar tópicos respostas aos fóruns, discutir, compartilhar e avaliar o ensino da matemática, por exemplo, como é o caso da comunidade: Matem@nia (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=52034250).
Sendo assim, é notória a influência do MSN e do Orkut na vida dos adolescentes, partindo deste fato cabe aos docentes fazer uso destas ferramentas de forma pedagógica, buscando explorar conteúdos curriculares de uma forma diferente, interdisciplinar e interativa.
Ao mesmo tempo em que, ofereça aos alunos um novo olhar para estas interfaces da internet, percebendo que não somente é possível conhecer outras pessoas, teclar com elas sobre assuntos quaisquer, mas também compartilhar reflexões e assim, realizar intercâmbio de conhecimentos.
Mascleide Paula de Lima

2 comentários:

Anônimo disse...

Já estou mostrando seu blog para os professores da escola em que atuo na Sala de Tecnologias. Depois de verem seu blog, tenho certeza que muitas idéias surgirão.
Parabéns!!

Anônimo disse...

Já estou mostrando seu blog para os professores da escola em que atuo na Sala de Tecnologias. Depois de vê-lo, tenho certeza que muitas idéias surgirão.
Parabéns!!